sábado, 4 de abril de 2015

Castração é a melhor alternativa para quem tem pet em casa

A cirurgia é feita de modo rápido, sem complicações, tudo para o bem e saúde de seu bichinho


Por Júlia Noronha

A castração é uma cirurgia feita em animais para evitar a reprodução e doenças como infecções uterinas, problemas de próstata e câncer de mama. Além disso, os animais ficam mais tranquilos, não correm o risco de fugir de casa, a urina fica com menos odor e, para as fêmeas, nada de secreção vaginal sanguinolenta. Essa é a melhor opção para quem tem pet em casa. 


A escriturária fiscal, Cristiana Zanciani, tem uma gata e uma cadela, e escolheu a esterilização: "eu optei castrar a gata porque ela entrou no cio e não parava de miar, tive medo que fugisse para ir atrás de outros gatos. Já a cadelinha, foi para não cruzar e não ter doenças futuras no útero”. Cristiana ressalta que a cirurgia na gata foi feita com seis meses de idade, e na cadela com dois anos. (A recomendação em cães e gatos é que seja feita antes dos seis meses de idade, evitando que entre no cio). 
A roupa cirúrgica se ajusta fácil
(Foto: Jennifer Lucchesi)


Mas quem opta pela esterilização deve tomar cuidado, pois sem os hormônios sexuais o metabolismo diminui, ou seja, os animais queimam menos calorias. “Sendo assim, eles precisam comer menos alimento que o habitual, senão podem ficar obesos. Se a dieta for controlada e as atividades físicas mantidas, o animal não corre o risco de engordar”, conta o veterinário André Costa. 

A assistente de estilo, Annelise Lopes, tem seis gatos, onde cinco são castrados. Ela reconhece a importância da cirurgia: “para mim, a castração é muito importante, tanto na saúde do bichinho quanto na procriação de animais; isso evita que muitos nasçam sem lar. Como os meus gatos são muito ‘rueiros’, optei castrar, pois ficamos com medo de algum deles virem com uma surpresa”, comenta.  

A cirurgia é comum e feita de modo rápido , com a retirada de útero e ovários nas fêmeas e de testículos dos machos, tudo através de uma mínima incisão. O pós operatório até a retirada dos pontos dura em média dez dias. Para quem tem gato, é possível encontrar a roupa cirúrgica, que evita o alcance do felino aos pontos, mas é de total conforto para que possam se mexer tranquilamente.


(+) Saiba mais sobre a castração

(+) Veja também: Mutirão de castração em Sorocaba - SP 



Nenhum comentário:

Postar um comentário