domingo, 15 de março de 2015

Primeiro animal de estimação exige responsabilidade

Seja cão, gato, cobra ou papagaio. O cuidado com o pet é essencial



Por Júlia Noronha


Ter o primeiro bichinho de estimação não é lá uma escolha fácil. Demanda tempo para pensar, pois para cuidar de um animal é necessário ter amor, carinho, dedicação e principalmente não devolvê-lo ou abandoná-lo depois.

Para algumas pessoas, esse desejo de ter um pet nasce desde a infância, como aconteceu com a estudante de administração Patricia Dezzotti. “Quando eu era criança, queria muito um cachorrinho, todos meus amigos e primos tinham, o que me deixava com mais vontade de ter um”.

Assim que o sonho vira realidade, vem a responsabilidade de ter os devidos cuidados que um bichinho de estimação necessita, e o mais recomendável é o dono procurar um veterinário antes. Patricia conta que foi ao pet shop assim que ganhou seu cachorrinho Max para tirar dúvidas e foi orientada sobre ração, banho, vermífugo (produto que combate vermes) entre outros.

Amora é muito amada pela família
(Foto: Arquivo pessoal)
Com Gabriela Rosolim, que está no terceiro ano do ensino médio foi a mesma coisa. Sempre desejou ter uma cachorrinha da raça Yorkshire, e quando comprou a Amora, buscou informações com seu tio que é veterinário, e cuida da saúde dela.

Ultimamente é muito difícil encontrar alguém que esteja procurando um pet pela primeira vez, conta Angela Mendes, administradora de uma ONG dedicada aos animais em Sorocaba – SP. “Quando acontece, nós explicamos tudo que envolve uma adoção, como a saúde, higiene, alimentação, perfil da família. Nosso termo de adoção é preenchido por todos que adotam, e esclarecemos a Lei de Crimes Ambientais e as responsabilidades de quem adota, incluindo a tipificação de crime de abandono”.

Algumas pessoas optam por comprar a adotar, como a Giovana Katrip, estudante de Publicidade e Propaganda. “Eu comprei, apesar de ter uma grande vontade de adotar. Como moro em apartamento, precisava ter a certeza que o animal não ia crescer muito, então optei por um de raça”.


Cão e gato não são as únicas escolhas como primeiro pet. A veterinária Thelma Mariano lembra que também há procura por animais exóticos, como  papagaio, furão, hamster e até mesmo cobra. “Porém, para todos os animais citados, é preciso a autorização do IBAMA para evitar dores de cabeças futuras e, até mesmo, ser considerado um contrabandista de animais silvestres”, complementa.

Obs: Não é apenas o primeiro pet que se deve responsabilidade, e sim todos, não importando se é o primeiro ou último animal de estimação.

Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário